Ciência às 19 Horas: “Garatéa-L, a missão lunar brasileira”

Em uma iniciativa do programa Ciência às 19 Horas, se realizará em 22 de agosto, no Auditório “Professor Sérgio Mascarenhas” do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a palestra Garatéa-L, a missão lunar brasileira, a ser ministrada pelo engenheiro mecatrônico Lucas Fonseca, CEO da Airvantis Engineering, que objetiva “promover a Inovação Tecnológica da área aeroespacial no Brasil através da pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologia-chave com parceiros nacionais e internacionais”.

Fonseca falará da importância da pesquisa espacial para o Brasil, bem como do projeto que ele tem dirigido, visando ao lançamento da sonda Garatéa-L na órbita lunar.

O palestrante é graduado em Engenharia Mecatrônica pela USP e mestre em Engenharia de Sistemas Espaciais pelo Instituto Superior de Aeronáutica e do Espaço (ISAE-SUPAERO – França). Fonseca se tornou o único brasileiro a participar da Missão Rosetta, projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) que posou uma sonda em um cometa, no ano de 2014, e que norteou a tese de mestrado do engenheiro, elaborada no Centro Aeroespacial Alemão (DLR), onde ele atuou durante dois anos, após o mestrado.

(Imagem: Garatea.Space)

Assessoria de Comunicação – IFSC/USP